Mesmo em meio à crise na Venezuela, SUVs de luxo americanas, blindados e superesportivos ligados ao líder venezuelano e ao seu filho sempre chamaram atenção e geraram polêmica
Enquanto a Venezuela enfrentava uma das maiores crises econômicas da sua história, com hiperinflação, escassez de alimentos e forte instabilidade social, outro ponto sempre gerou debate em torno do nome de Nicolás Maduro: os carros associados a ele, ao governo e à sua família.
Ao longo dos últimos anos, vídeos e registros divulgados por imprensa e redes sociais mostraram que, apesar do discurso fortemente antiamericano, parte dos veículos utilizados por Maduro e pessoas próximas vinha justamente de marcas dos Estados Unidos e não eram modelos simples.
SUVs de luxo e veículos blindados estavam entre os preferidos. Entre os carros mais citados estão:
• Toyota Sequoia – uma das maiores SUVs da Toyota, equipada com motor V8, muito espaço, conforto e bastante utilizada para transporte de autoridades por permitir alto nível de blindagem. Maduro era frequentemente visto dirigindo pessoalmente esse modelo.
• Toyota 4Runner – SUV robusta e conhecida pela durabilidade, também presente em comboios e frotas oficiais. Relatos apontam que parte dessa frota teria custado cerca de US$ 550 mil.
• Ford Explorer – outra grande SUV americana, vista em alguns deslocamentos e como parte de veículos utilizados por equipes ligadas ao governo.
O contraste sempre lembrado por críticos é que, enquanto o regime mantinha forte retórica contra os Estados Unidos, muitos dos veículos usados eram justamente de marcas norte-americanas e com alto valor agregado.
Filho de Maduro e superesportivos milionários
Além das SUVs, outro ponto que ganhou repercussão foi o estilo de vida atribuído ao filho do líder venezuelano, Nicolás Maduro Guerra. Ele foi associado a carros extremamente caros, com destaque para:
• Ferrari California
• modelos de Lamborghini e outros superesportivos de luxo
Em diversas ocasiões, esses veículos teriam sido vistos com forte esquema de segurança e, segundo relatos, até sem placas visíveis, o que gerou ainda mais indignação diante da realidade do país.
Maduro não possui oficialmente uma “coleção declarada” de carros como presidente, mas os veículos ligados ao seu nome e ao de sua família sempre foram símbolos claros de poder, proteção e também de polêmica.