Veja como calcular, qual a alíquota e quando o veículo fica isento

Em Rondônia, a alíquota do IPVA é de 3% e o imposto incide sobre veículos com menos de 15 anos; veja como consultar o valor e entender o cálculo

Compartilhar via
Veja como calcular, qual a alíquota e quando o veículo fica isento

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

Com a chegada de 2026, motoristas de Rondônia já começam a se organizar para o pagamento do IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O tributo é obrigatório para a maioria dos proprietários de veículos e o valor pode variar de acordo com modelo, ano e categoria do automóvel.
 
Em Rondônia, a alíquota do IPVA é de 3% sobre o valor venal do veículo, segundo a tabela oficial da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin). Esse percentual é aplicado sobre a Tabela Fipe, que serve como base de referência nacional para definir o preço médio de mercado dos veículos.
 
Como calcular o IPVA em Rondônia?
O cálculo é simples:
Valor venal do veículo (Tabela Fipe) x 3% = valor do IPVA.
 
Exemplo prático:
Se um carro está avaliado em R$ 60.000, o cálculo será:
60.000 x 3% = R$ 1.800 de IPVA.
 
Para saber o valor exato, o motorista pode consultar diretamente pelo site da Sefin ou do Detran de Rondônia informando placa e Renavam.
 
Parcelamento e pagamento
Tradicionalmente, Rondônia permite pagamento em cota única ou parcelado, mas os detalhes de prazos e descontos são divulgados oficialmente no calendário anual do IPVA. Por isso, é importante ficar atento aos canais oficiais do Governo do Estado.
 
Quando o veículo fica isento do IPVA em Rondônia?
Em Rondônia, veículos passam a ser isentos do IPVA a partir de 15 anos de fabricação.
Ou seja, carros fabricados há mais de 15 anos não pagam mais o imposto.
 
Além disso, há casos específicos de isenção, como para pessoas com deficiência e alguns veículos oficiais, conforme legislação estadual.
 
O que acontece se não pagar?
Quem não paga o IPVA dentro do prazo está sujeito a multa, juros e inscrição em dívida ativa. Além disso, o veículo fica irregular e não pode licenciar, o que impede circulação legal.

Veja os carros de luxo associados a Nicolás Maduro e sua família

Veja quais serviços gratuitos o motorista tem direito na BR-364 e como acionar ajuda pela Nova 364