O que muda nos carros da Fórmula 1 com o novo regulamento de 2026

Nova regra promete carros menores e mais leves, aumento da eletrificação, aerodinâmica ativa e nova filosofia de desempenho para equilibrar competição e segurança.

Compartilhar via
O que muda nos carros da Fórmula 1 com o novo regulamento de 2026

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

A Fórmula 1 entrará em uma nova era em 2026. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou um pacote de mudanças profundas que irão alterar design, desempenho e filosofia dos carros da categoria. O objetivo é tornar as corridas mais competitivas, reduzir custos, ampliar a eficiência energética e aproximar a tecnologia das pistas da realidade automotiva.
 
Uma das principais novidades é a redução de peso e tamanho dos carros. Após anos de crescimento nas dimensões, os monopostos voltarão a ser menores e mais ágeis. A ideia é melhorar a dirigibilidade, facilitar ultrapassagens e tornar os carros menos dependentes do ar limpo para desempenho, reduzindo o famoso “efeito turbulência” que dificulta disputas roda a roda.
 
 
Outra mudança decisiva estará nas unidades de potência, que passarão a ter participação muito maior da eletrificação. A potência gerada pelos sistemas elétricos será significativamente ampliada, enquanto o motor a combustão terá redução de dependência como principal fonte de desempenho. Além disso, os motores passarão a utilizar combustíveis totalmente sustentáveis, reforçando a meta ambiental da categoria.
 
A Fórmula 1 também vai introduzir um novo conceito aerodinâmico, com destaque para a aerodinâmica ativa. O carro poderá alterar suas configurações de downforce de acordo com diferentes situações da corrida, ajudando a reduzir arrasto em retas e melhorar aderência em curvas, mas com controle regulamentado para evitar vantagens excessivas.
 
No conjunto, o novo regulamento busca equilibrar três pilares: tecnologia avançada, espetáculo esportivo e sustentabilidade. As equipes já trabalham na adaptação dos projetos e os próximos anos prometem ser de intensa evolução técnica.
 
A temporada 2026 marca, portanto, um divisor de águas para a Fórmula 1, que viverá mais uma grande transformação em sua história recente.

Contagem regressiva para o Fúria Sobre Rodas agitar Para de Minas com carros preparados, drift e som automotivo

Ficar muito tempo sem lavar o carro pode estragar a pintura? Entenda os riscos, principalmente em época de chuva