RIMA 300X250

Novo Fiat Fastback será global, muda visual e ganha mais espaço na próxima geração

SUV cupê terá nova plataforma, design exclusivo e será vendido também na Europa

Compartilhar via
Novo Fiat Fastback será global, muda visual e ganha mais espaço na próxima geração

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

A próxima geração do Fiat Fastback marcará uma virada importante na trajetória do modelo. Além de mudanças profundas no visual e na estrutura, o SUV passará a ter atuação global, com vendas confirmadas tanto no Brasil quanto na Europa algo inédito para o Fastback.
 
Flagrado diversas vezes em testes, o novo modelo teve seu visual antecipado por projeções do site Motor.es, divulgadas pela Autoesporte. As imagens indicam que o design será o principal diferencial da nova geração, com identidade própria e bem distante do Fastback atual.
 
 
A traseira promete ser o grande destaque, com lanternas formadas por múltiplos LEDs retangulares, criando um efeito visual marcante, especialmente à noite. O caimento do teto será mais bem resolvido, reforçando o perfil cupê e corrigindo críticas feitas ao desenho da geração atual. A proposta é deixar o conjunto mais equilibrado e esportivo.
 
Na dianteira, o SUV adotará capô elevado, novo conjunto óptico com LEDs segmentados e assinatura visual moderna. O logotipo poderá ser iluminado, enquanto o para-choque terá grandes entradas de ar e integração mais fluida com a grade frontal.
 
Plataforma nova e mais espaço interno
 
A segunda geração do Fastback abandonará a atual plataforma MLA e passará a utilizar a arquitetura Smart Car (CMP) do grupo Stellantis. Trata-se da mesma base utilizada por modelos como Citroën C3, Aircross e Citroën Basalt, além do Opel Frontera e do Grande Panda nome europeu do novo Argo.
 
Apesar de compartilhar a estrutura com o Basalt, o Fastback terá carroceria, acabamento interno e identidade visual próprios. A nova arquitetura permitirá avanços em dirigibilidade e conforto, além de ganho significativo de espaço interno.
 
A distância entre-eixos deve crescer dos atuais 2,53 metros para cerca de 2,60 metros, o que melhora especialmente o conforto dos ocupantes do banco traseiro.
 
Motores seguem os atuais no Brasil
 
No mercado brasileiro, a tendência é de manutenção das motorizações já conhecidas. O Fastback seguirá oferecendo o motor T200 Hybrid 1.0 turbo flex de até 130 cv, com sistema híbrido leve de 12 volts, além do 1.3 turbo flex de 176 cv na versão esportiva Abarth.
 
Lançamento começa pela Europa
 
A Fiat ainda não divulgou uma data oficial para a estreia do novo Fastback, mas a apresentação deve acontecer primeiro na Europa, onde o modelo será vendido pela primeira vez. A expectativa é de que o lançamento europeu ocorra em junho, com início das vendas logo na sequência.
 
No Brasil, fontes ligadas à montadora indicam que a produção em série está prevista para o último trimestre de 2026, com lançamento comercial entre o fim do ano e o início de 2027. O projeto é conhecido internamente pelo código F2X.
 
Toda a produção será concentrada na fábrica de Betim (MG), que passa por um amplo ciclo de investimentos estimado em R$ 14 bilhões. A unidade será responsável por fabricar a nova geração de modelos da Fiat no país, incluindo o novo Argo e o futuro Fastback.

Catalisador é essencial para o motor e pode render multa se retirado

Câmeras com inteligência artificial ampliam fiscalização e podem indicar infrações em rodovias