Mudanças ampliam o uso de ferramentas digitais e dão mais autonomia ao candidato, mas etapas presenciais continuam obrigatórias
A nova resolução do Contran mudou o processo para quem vai tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. Agora, o candidato tem mais autonomia e pode fazer várias etapas de forma online.
Uma das principais mudanças é que o processo pode começar pela internet, usando a Carteira Digital de Trânsito (CDT) no Gov.br. Quem preferir também pode iniciar tudo direto em uma autoescola.
As aulas teóricas passam a ser 100% digitais. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente pelo Ministério dos Transportes, e o candidato poderá estudar de casa ou em uma instituição credenciada.
Outra mudança importante é nas aulas práticas. Antes eram exigidas 20 horas. Agora, o mínimo é de 2 horas/aula, e o candidato pode escolher onde treinar: com autoescola, com instrutores credenciados ou até utilizando veículo próprio, dentro das regras oficiais.
Mesmo com essas facilidades, algumas etapas continuam obrigatórias e presenciais:
-
abertura do processo no Detran
-
coleta biométrica
-
exames médicos e psicológicos
-
prova teórica
-
prova prática de direção
Em Rondônia, o Detran-RO já está aplicando as novas regras e reforça que, apesar das mudanças, o objetivo continua sendo formar condutores com responsabilidade e segurança no trânsito.