Jeep Avenger terá produção no Brasil e chega ao mercado em 2026

SUV compacto será fabricado em Porto Real (RJ) e terá motor 1.0 turbo flex de 130 cv.

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Jeep Avenger terá produção no Brasil e chega ao mercado em 2026

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

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A Stellantis confirmou nesta segunda-feira (29) a produção nacional do Jeep Avenger, modelo que será posicionado como SUV de entrada da marca. O crossover será fabricado na planta de Porto Real (RJ), que também abriga a linha de montagem dos veículos da Citroën. O lançamento oficial no mercado brasileiro está previsto para 2026.
 
O Avenger terá a missão de competir diretamente com Renault Kardian, Citroën Basalt, Volkswagen Nivus e Tera, além dos futuros crossovers derivados de Chevrolet Onix e Hyundai HB20. A estratégia segue o mesmo caminho já adotado na Europa, onde o modelo rapidamente conquistou o público e se tornou sucesso de vendas.
 
 
Dimensões e motorização
 
Se mantiver as dimensões do modelo europeu, o Avenger terá 4,08 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,53 m de altura, além de porta-malas de 355 litros.
 
Para o mercado brasileiro, o motor será o já conhecido 1.0 turbo flex T200 de três cilindros, capaz de entregar 130 cv e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT de sete marchas simuladas. Também é aguardada uma opção com sistema híbrido leve de 12V, semelhante ao usado no Fiat Pulse e Fastback. A Jeep deve oferecer ainda pelo menos uma versão 4x4, em linha com o DNA da marca.
 
 
Na Europa, o Avenger conta também com variante 100% elétrica, mas sua chegada ao Brasil ainda não foi confirmada.
 
Produção em Porto Real
 
O novo Jeep será o primeiro modelo da marca produzido fora da fábrica de Goiana (PE). A montagem em Porto Real faz parte de um ciclo de investimento de R$ 3 bilhões entre 2025 e 2030, que inclui contratação de novos funcionários, modernização da unidade e acordos com fornecedores.
 
O Avenger compartilhará as linhas com Citroën C3, Aircross e Basalt, aproveitando a plataforma Smart Car (derivada da CMP) e o conjunto mecânico já aplicado em outros modelos da Stellantis.
 
Nos últimos meses, o SUV tem sido flagrado em testes pelo país, mostrando que o processo de nacionalização está adiantado. Segundo a Stellantis, o modelo não substituirá o Jeep Renegade, mas atuará de forma complementar dentro do portfólio, que passará a contar com seis SUVs: Avenger, Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Grand Cherokee.

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